5 Responsabilidades dos mentores

 
 (áudio incompleto)
5.1        1º. Encontro   

 

O primeiro contato é muito importante para criar uma aproximação com a aluna, de modo que ela se sinta acolhida e confortável em participar deste processo.

Procure ser amigável e empática(o): compreenda o lugar da aluna, sua realidade e necessidades, para que sua ajuda seja sincera.

Segue abaixo 3 sugestões de texto para os encontros iniciais:

1-      Olá “Nome da aluna”
Tudo bem?

Sou “Nome da mentora” voluntária da 99por1, estou à disposição para lhe auxiliar nos cursos. Vamos fazer de tudo para que possa ter sucesso profissional.

2-      Bom dia “Nome da aluna”
Tudo bem?

Sou “Nome da mentora” voluntária da 99por1, irei lhe auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Pode contar comigo!

3-      Bom dia “Nome da aluna”
Tudo bem?

Sou “Nome da mentora” voluntária da 99por1, gostaria de ter a oportunidade em lhe auxiliar nos seus estudos e desenvolvimento profissional. Você concorda?

 

5.2        Forma de atendimento

·         Amigável: busque estabelecer uma relação horizontal e próxima onde a aluna se sinta contida;

 

·         Empática: compreenda o lugar da aluna, sua realidade e necessidades, para que sua ajuda seja sincera e empática;

 

·         Gentil e atenciosa: manifeste sempre sua disposição a ajudar, sua disponibilidade e prazer em ajudar;

 

·         Comemorando cada avanço e esforço: comemorar as conquistas ajuda a motivar a aluna, favorece se sentir competente, o qual é um grande aliado na aprendizagem;

 

·         Calma: entender que aluna está realizando um esforço e precisa de tempo para interiorizar e se adequar às novas aprendizagens permite um olhar calmo ao processo;

 

·         Paciente, aguardar o momento certo: ser paciente ajuda a gerar calma na aluna, cada pessoa é única, com características e necessidades diferentes, é importante ter calma e dar o tempo necessário para cada aluna;

 

5.3        Outros encontros, metas e prazos

  

O objetivo dos encontros é “sentir” como está a aluna, mantê-la motivada e ajudá-la a superar suas dificuldades. 

 

Em cada encontro, é importante definir quais são as metas e o prazo para conclusão. Procure dividir as atividades em pequenas tarefas com o prazo curto, para que a aluna faça um pouquinho todos os dias e chegue no próximo encontro com a atividade concluída ou pelo menos com as dúvidas.

Envie o link do curso que ela precisa fazer, isso também facilita para ela continuar.
Dicas: Procure dar opções (1 ou 2) para a aluna escolher, pois notamos que as vezes elas ficam “perdidas” e não conseguem evoluir, ex: ao invés de perguntar “Quando posso te ligar para ....”, pergunte “Posso te ligar hoje às 19h ou amanhã às 15h para conversar?”.

 

Segue abaixo 3 sugestões de texto para os demais encontros:

1-      ... pode acessar hoje o link..., responder a avaliação ou gostaria de conversarmos às 8h de amanhã sobre suas dificuldades?

2-      ... pode acessar hoje o link..., responder a avaliação ou quer comentar por áudio o que entendeu sobre o vídeo?

3-      ... pode acessar hoje o link..., responder a avaliação do link ... ou gostaria de conversarmos às 8h de amanhã sobre o vídeo?

 

 

Lembre-se: Ter Calma: entender que a aluna está realizando um esforço e precisa de tempo para interiorizar e se adequar às novas aprendizagens, permite um olhar calmo ao processo.

 

O ideal é que os encontros aconteçam, no máximo, a cada 2 dias e ter duração de 10 a 15 minutos, vai depender da evolução e necessidade da aluna. O mais importante é que ela consiga atingir a meta combinada no encontro anterior e demonstre vontade para continuar. Comemorando cada avanço e esforço: comemorar as conquistas ajuda a motivar a aluna, fazê-la se sentir competente e capaz é um grande aliado na aprendizagem.

 

Segue abaixo 2 sugestões de texto para as comemorações:

1-      Parabéns! Eu tinha certeza de que você conseguiria. Eu acredito em você!

2-      Parabéns por mais uma vitória, agora falta pouco, você vai conseguir!

 

 

Sempre que possível, termine o encontro agendando a data e horário do próximo, isso vai ajudá-la a se organizar com a atividade e com você. Nunca podemos nos esquecer das condições das alunas, seja paciente e entenda o momento certo: ser paciente ajuda a gerar calma na aluna, cada pessoa é única, com características e necessidades diferentes, é importante ter calma e dar o tempo necessário para cada aluna.

 

Cada aluna terá uma quantidade de encontros definida com o seu mentor, para que possamos ter visão da data final da atividade e a aluna realmente se comprometer. É importante observar a evolução, caso não sinta progresso sugerimos mudar a abordagem como já explicamos nos itens acima e caso continue sem sucesso, veja se outro mentor pode assumir essa aluna.

 

Caso o Mentor tenha aluna que não responde e não cumpre as tarefas a mais de uma semana, deve:

1-      Avisar que está preocupado com a situação dela;

2-      Fazer contato por telefone ou pessoalmente com a aluna (caso não possa por estar em outra cidade ou não tenha contrato telefônico para esse tipo de ligação) pedir ajuda aos Coordenadores ou outros Mentores);

3-      Avisar a aluna, que irá pedir ajuda aos padrinhos, familiares e líder comunitário (quem esteja no cadastro);

4-      Contactar os padrinhos, familiares e líder comunitário, pedindo apoio deles;

5-      Consultar o Coordenador e ver a possibilidade de pedirmos ajuda a outro mentor.

 

5.4        Atualização da planilha e acompanhamento da evolução das alunas

 

Para facilitar o acompanhamento do nosso projeto, temos uma planilha de controle com todos os dados das alunas e acompanhamento da evolução das atividades.

 

Segue o link da planilha Alunas - Planilhas Google

 

Os mentores precisam atualizar a cada dois a evolução das alunas, preenchendo a data do último contato (coluna “E”), observação e pendências (colunas “F” e “G”), neste último, caso a aluna não esteja respondendo, a mais de 3 dias, coloque em pendencias:

- “Data”SR (significando que desde a esta data não responde as mensagens) Ex.: 12/2SR

- Caso tenha ligado e não atende, acrescente “L” e a hora que ligou (procure ligar em horários diferentes por whatsApp e por ligação normal por whatsApp. Ex.: L8

- Exemplo de 2 horários que ligou e não conseguiu falar: L8,12 (significando que ligou 8h e 12h sem sucesso

- Exemplo de como ficará com todas as codificações juntas: 12/2SR, L8,12 (significando que desde 12/02 não responde mensagens e ligou 8h e 12h não tendo sucesso)

Se alguém tiver dificuldade para manusear a planilha, busque ajuda no grupo de mentores, que temos no WhatsApp.
Última atualização: sexta, 19 Mar 2021, 10:28